sexta-feira, 4 de abril de 2008

Mulher Cabo-verdiana ganhando pontos na sociedade

O mês de Março é considerado como mês da mulher e do teatro. Em Cabo Verde, o dia 27 de Março foi instituído como dia da mulher. Actualmente as mulheres deste país lutam e labutam cada vez mais pelo seu direito e dever. Hoje, estas, não são vistas apenas como donas de casa que cuidam do lar, dos filhos e pilotam fogão. Hoje encontramos mulheres em diversas áreas da sociedade principalmente na vida política.
Comparando com as do passado, hoje as musas cabo-verdianas estão mais conscientes dos seus direitos, tendo em conta que elas estão a lutar cada vez mais pela sua dependência. Infelizmente a mulher continua a ser vitíma de violência domestica, mas hoje tem tido muito mais denuncias junto das autoridades competentes para eliminar este flagelo da sociedade.
Para comemoraração da ifimeride a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), em parceria com a Capital Modell, realizou na Praia, uma noite cultural em homenagem as divas cabo-verdianas. O evento, que aconteceu no salão nobre da Assembleia Nacional sob o signo “Divas de Cabo Verde”, contou com momentos de música tradicional, poesia e homenagem a algumas mulheres, com destaque para as que participam no desenvolvimento do país.
Historico
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do
século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão económica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Sandra Fernandes.