quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Porto Madeira é Cabo Verde com arte no coração


O projecto Porto Madeira foi concretizado graças ao apoio da Cooperação Espanhola e de outras entidades em Cabo Verde.

Nesta primeira fase, efectuou-se a reabilitação de todas as casas de Belém, construíram-se quartos para aluguer e salas de banho e pequenas esplanadas para o serviço de restauração. Reconstruiu-se a escola primária, na qual foi feita uma sala para biblioteca e videoteca e construiu-se um anfiteatro ao ar livre para actividades artístico-culturais.

Ainda, construiu-se, no âmbito das diversas actividades culturais e de intercâmbio com artistas nacionais e internacionais, 10 casas representativas de todas as ilhas de Cabo Verde.

Uma residência para artistas, localizada em Lém Barbosa, foi também remodelada.

Na zona de Cruz, construiu-se um miradouro com uma vista espectacular para toda a zona de Porto Madeira.

Em Agosto deste ano, acolhemos 20 artistas dos quatro pontos do globo. Durante a sua estada, fizeram vários trabalhos artísticos que se encontram expostos de forma permanente nas quatro zonas de Porto Madeira: Belém, Pizarra, Lém Barbosa e Cruz.

Falta agora fazer a reabilitação das outras três zonas de Porto Madeira (Pizarra, Lém Barbosa e Cruz) para reforçar todo este dinamismo integrado do turismo rural e ecológico com a diversidade cultural.

Neste âmbito, a ONG Intercultural ABIDJAN, realizará no próximo dia 5 de Dezembro de 2008, às 18:30 no Espaço Tabanka Mar um cocktail beneficente com o objectivo de angariar fundos para dar continuidade ao projecto.

Este evento conta com o alto patrocínio do Ministro da Cultura que irá presidir o acto e efectuar a assinatura de um protocolo de parceria com a ONG Intercultural Abidjan – Projecto Porto Madeira 2008.

O evento contará também com a presença de embaixadores e representantes de organismos internacionais acreditados em Cabo Verde, para além de responsáveis de empresas públicas e privadas e artistas.

O cocktail beneficente será o momento para a actuação de vários artistas (Tó Alves, Rehmna, Kyra, Jair), grupos de dança, realização de sorteios de quadros e esculturas, apresentação de um DVD sobre Porto Madeira e sobre o projecto.

Artistas plásticos portugueses (António Alonso e António Correia), cabo-verdianos (Tchaka Valentim, Misá) marcarão presença no evento, com os seus quadros e esculturas.

A ONG ABI-DJAN tem realizado, em parceria com a associação AJUP de Porto Madeira, várias actividades nomeadamente artísticos-culturais com o objectivo de criar condições favoráveis ao desenvolvimento do turismo rural baseado no respeito pelo ambiente, proporcionando ao mesmo tempo oportunidade de emprego às populações locais e valorizando o “saber fazer” tradicional, desde a culinária à cestaria, à escultura em madeira e até à medicina tradicional.

Porto madeira é uma localidade do Município de Santa Cruz, situado a cerca de 20 minutos da Cidade da Praia e a 15 minutos de Pedra Badejo, na encosta do Monte Bidela, uma das principais elevações da Ilha de Santiago.

A localização de Porto Madeira permite que se desfrute de belas paisagens da Ilha de Santiago.

Sandra Fernandes