quarta-feira, 12 de março de 2008

Porto Madeira uma possível pedra no calcanhar de Orlando Sanches

Criação de centro comunitário, placa desportiva, Luz eléctrica durante vinte e quatro horas, água canalizada, são algumas questões que os porto – madeirenses gostariam de ver realizados. Para alguns moradores da aldeia o processo de desenvolvimento da zona tem sido lento. Comparando com outras zonas como Renque Purga e Monte Negro, regiões que ficam nas proximidades, pouco ou nada foi feito para o desenvolvimento de Porto Madeira, dizem.
Durante o mandato do Presidente da Câmara de Santa Cruz, Orlando Sanches, quase nada não mudou. A localidade passou a ter energia eléctrica, que funciona das seis da tarde às dez da noite, telefone e água canalizada. Porém, há mais de um ano que nem uma gota de água chega às torneiras das casas de Porto Madeira.
Orlando Sanches rebate as afirmações dos moradores, dizendo que os residentes da localidade não podem comparar o processo de desenvolvimento de Porto Madeira com o de Renque Purga e Monte Negro, cuja potencialidade é maior, tendo em conta que são atravessadas por uma das vias mais importante do interior de Santiago.
De acordo Presidente da Associação Jovens Unidos de Porto Madeira (JUP), com José Carlos Fernandes, neste momento a zona carece de um centro comunitário, já que qualquer actividade ligada ao grupo é realizada na escola. Acrescenta ainda que, os jovens da localidade precisam de uma placa desportiva para ocupar os tempos livres.

Porto Madeira pode ser uma possível pedra no sapato de Orlando Sanches, se este não trabalhar para mudar o ritmo de desenvolvimento de Porto Madeira. Tendo em conta que todos os anos o presidente ganha as eleições com maioria absoluta na localidade, este ano pode não acontecer o mesmo, um voto a menos pode por em causa o seu mandato.

Projectos

Para dar resposta às demandas da população, Sanches disse que dentro de seis meses, o mais tardar, os moradores da localidade passarão a ter luz eléctrica durante vinte e quatro horas. Ligação de água domiciliária, recuperação das casas dos mais necessitados, construção da placa desportiva, melhoramento de acesso à localidade, aumento do número dos beneficiados com pensão de velhice são outros projectos de que Orlando Sanches diz ter em carteira.
Porto Madeira é uma pequena aldeia do interior de Santiago, Concelho de Santa Cruz, que fica a quinze minutos da Vila de Pedra Badejo e a vinte da Cidade da Praia. Os moradores sobrevivem da agricultura e da criação de gado.

Sandra Fernandes

Sem comentários: